domingo, 21 de março de 2010

Quando ficar verde, corra!


Assim sub-intitula o Público uma peça sobre semáforos. Se ainda não era notório para toda a gente, as autarquias portuguesas tem vindo, ao longo dos anos, a encurtar o tempo de passagem para peões nas passadeiras com semáforo. A coisa chega ao ponto de em alguns sítios só um atleta olímpico, em pico de forma, conseguir atravessar a estrada antes do semáforo dos peões regressar ao vermelho.

Se fica difícil para uma adulto saudável atravessar a estrada em condições de segurança, que dizer de crianças, idosos ou pessoas com dificuldade motoras. Podemos juntar a isto o facto de muitas passadeiras terem simplesmente sido abolidas e de alguns semáforos levarem por vezes eternidades (cerca de quinze minutos na Av. da Liberdade, em Lisboa!) a deterem o tráfego dos pópós, para permitirem que uma pessoa atravesse a estrada. Depois há a permissividade das autoridades perante o estacionamento selvagem, em cima de passeios, bloqueando a passagem, ocupando praças, jardins, pracetas, caminhos. E a abolição pura e simples de passeios para alargar as faixas de rodagem, a criação de pontes pedonais que obrigam as pessoas a desvios de centenas de metros, para não interromper o sagrado fluxo do transito automóvel e todo um longo e penoso et cetera, deixa claro que, não só se continua a incentivar as pessoas a levarem o seu carro para todo o lado, como se reprime fortemente quem quer chegar ao seu destino a pé. Ou de outra forma qualquer.

Está mentalidade, esta paixão avassaladora (e cega) dos portugueses pelo automóvel, está tão enraizada que as poucas vozes de inteligência que sobrevivem num mundo árido e sem lei não se conseguem fazer ouvir. Em vez delas, os poderosos lobbys do sector asseguram que nenhum município se atreva a modificar este paradigma, que tanta qualidade de vida já fez perder. Há quem veja nisto tudo um inevitabilidade a que gostam de chamar "progresso". Certamente essas pessoas nunca sairam de Portugal...

3 comentários:

gaf! disse...

Viva!
Sou desde há umas semanas leitor assíduo do teu blog, que descobri enquanto procurava avidamente informação acerca da LML (a minha 150 4T chega daqui a 2 semanas) :)
Já andava para para te felicitar pelo blog há uns dias, e este post foi a 'desculpa' ideal. Os meus parabéns!

Bessa disse...

Obrigado! E boa sorte com essa indiana a 4 tempos!

Buli disse...

Chocante!! Que fazer? Que tal vestir uma armadura medieval e começar a passear por Lisboa atravessando ruas quando e como nos apetecer (bastante devagar)? Mascarar-nos de velhinhos de bengala e passar a atravessar nas passadeiras e semáforos a 0.1 à hora? Fundar o Peão Clube de Portugal e começar a processar autarquias, fabricantes de veículos motorizados (sim, as motos também andam no trânsito! :) ), ACP, etc. etc.?