Assim sub-intitula o Público uma peça sobre semáforos. Se ainda não era notório para toda a gente, as autarquias portuguesas tem vindo, ao longo dos anos, a encurtar o tempo de passagem para peões nas passadeiras com semáforo. A coisa chega ao ponto de em alguns sítios só um atleta olímpico, em pico de forma, conseguir atravessar a estrada antes do semáforo dos peões regressar ao vermelho.
Se fica difícil para uma adulto saudável atravessar a estrada em condições de segurança, que dizer de crianças, idosos ou pessoas com dificuldade motoras. Podemos juntar a isto o facto de muitas passadeiras terem simplesmente sido abolidas e de alguns semáforos levarem por vezes eternidades (cerca de quinze minutos na Av. da Liberdade, em Lisboa!) a deterem o tráfego dos pópós, para permitirem que uma pessoa atravesse a estrada. Depois há a permissividade das autoridades perante o estacionamento selvagem, em cima de passeios, bloqueando a passagem, ocupando praças, jardins, pracetas, caminhos. E a abolição pura e simples de passeios para alargar as faixas de rodagem, a criação de pontes pedonais que obrigam as pessoas a desvios de centenas de metros, para não interromper o sagrado fluxo do transito automóvel e todo um longo e penoso et cetera, deixa claro que, não só se continua a incentivar as pessoas a levarem o seu carro para todo o lado, como se reprime fortemente quem quer chegar ao seu destino a pé. Ou de outra forma qualquer.
Está mentalidade, esta paixão avassaladora (e cega) dos portugueses pelo automóvel, está tão enraizada que as poucas vozes de inteligência que sobrevivem num mundo árido e sem lei não se conseguem fazer ouvir. Em vez delas, os poderosos lobbys do sector asseguram que nenhum município se atreva a modificar este paradigma, que tanta qualidade de vida já fez perder. Há quem veja nisto tudo um inevitabilidade a que gostam de chamar "progresso". Certamente essas pessoas nunca sairam de Portugal...
domingo, 21 de março de 2010
Quando ficar verde, corra!
Publicada por Bessa à(s) domingo, março 21, 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Viva!
Sou desde há umas semanas leitor assíduo do teu blog, que descobri enquanto procurava avidamente informação acerca da LML (a minha 150 4T chega daqui a 2 semanas) :)
Já andava para para te felicitar pelo blog há uns dias, e este post foi a 'desculpa' ideal. Os meus parabéns!
Obrigado! E boa sorte com essa indiana a 4 tempos!
Chocante!! Que fazer? Que tal vestir uma armadura medieval e começar a passear por Lisboa atravessando ruas quando e como nos apetecer (bastante devagar)? Mascarar-nos de velhinhos de bengala e passar a atravessar nas passadeiras e semáforos a 0.1 à hora? Fundar o Peão Clube de Portugal e começar a processar autarquias, fabricantes de veículos motorizados (sim, as motos também andam no trânsito! :) ), ACP, etc. etc.?
Enviar um comentário