quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

LML Star @ Original Vespa


Ele há dias assim. Dizem.

Andava a adiar uma visita à afamada Original Vespa, para evitar cair em tentações, quando me vi obrigado a lá ir em trabalho. O dia tinha começado sem grandes novidades, o ensaio da carrinha "para chefes de família que não abdicam de carros com patanisca" tinha sido cancelado e o tempo escorria de forma pachorrenta, enquanto eu aguardava que outro trabalho me fosse assignado.

Já estava à espera de ter que fotografar mais uma fornada de livros ou cosméticos no estúdio, quando tomei conhecimento de que a Motociclismo iria fazer um trabalho sobre "essas Vespas Indianas"... A apatia transformou-se rapidamente em entusiasmo, quando me foi atribuída a tarefa de fotografar o dito artigo.


Pouco depois de almoço estávamos em Caneças, na demanda da mítica loja de peças para scooters clássicas. O ambiente é muito particular, há uma certa atmosfera que dificilmente outro estabelecimento consegue ter. Não sei se será da decoração, das muitas scooters cobertas que rodeiam a casa/estabelecimento, se será a forma descontraída com que os clientes são atendidos, muitos deles conhecidos ou mesmo amigos de longa data, a verdade é que a Original Vespa não trai as expectativas de quem já se habituou a escutar palavras de admiração e respeito por este espaço.

Depois, estão as LML. Alinhadas, apertadas a um canto fazem lembrar um punhado de coloridos rebuçados. E são quase tão irresistíveis como um doce seria para uma criança. Vistas de perto, deixamos de ter dúvidas sobre a qualidade, pelo menos aparente, do produto. Estas indianas convencem, a chapa, a pintura, tudo é robusto e aparentemente durável. E claro, são lindas!

Levámos uma LML Star Deluxe laranja para o jardim e ali fizemos as fotos, que poderão ver na próxima Motociclismo. A scooter deixou-me muito bem impressionado, tanto que nem pedi ajuda para muda-la de posição para as fotos, sempre era mais uma oportunidade de eu mexer no bicho...

Se não sabem o que é uma LML, devem ter chegado a esta parte do texto um bocado desorientados. Eu explico: uma LML Star é um clone da Vespa PX, o clássico Italiano criado no final dos anos setenta e descontinuado o ano passado. Ao contrario das scooters de imitação barata chinesas, as LML são feitas na India mediante prévio acordo com a Piaggio, por pessoal e maquinaria que já fabricou as PX para o mercado Indiano. A LML é um dos maiores produtores indianos de motociclos, podem ver uma visita guiada às instalações aqui, cortesia do importador das LML para o UK, Eddy Bullet. Nos EUA as scooters são vendidas como Stella, com bastante sucesso. Na Oceania, chamam-lhe Belladona.

Mais importante que tudo isto, é que actualmente, a LML/Stella/Belladona é a única scooter tradicional de carroçaria em metal e mudanças manuais ainda em produção. E agora eu sei onde elas andam. O Natal está à porta... Vocês estão a ver como isto vai acabar...

14 comentários:

Ranger Bob disse...

Bem jogado! Fico à espera de ver essas fotografias, gosto do teu "olho".

Anónimo disse...

Olha o Admin! :)

Boa posta... as LML deixam muitas pessoas a fazer contas de cabeça.

Anónimo disse...

Finalmente foste à OV...
Eu tinha visto a 1ª fornada de LML's à uns meses mas semana e a decoração não me agradava, após me dizerem que estas ultimas estavam soberbas lá fui esta semana à OV.

Acho que não vou lá tão cedo, pois fiquei com vontade de ter uma de cada côr...eh eh

Bessa disse...

As LML realmente deixaram-me a pensar. E a fazer contas!

Bob, as fotos não estão grande coisa, pouco mais há que estas. Agora estamos é à espera de apanhar lá um modelo para ensaio. Isso é que vai ser...

TiagoP disse...

Epa.. ta ali um gaijo extremamente atraente numa dessas fotos.... a reportagem ficou 5 estrelas, parabens ;)

Diana Ezra disse...

Olá a todos! Depois de um conselho do Tiago do Clube de Vespa de Lisboa, fiquei tentada a comprar uma destas LML, mas... estou desde 5.ª feira passada a tentar ligar para lá e nada. Alguém tem um contacto mais "directo" sem ser o número de telefone do site?
Muito Obrigada
Diana

Bessa disse...

Um colega meu do trabalho comprou lá uma LML recentemente (com pneus de faixa branca, enfim...)e queixava-se precisamente do mesmo. O contacto por vezes é difícil. O Melhor é dares lá um salto pessoalmente e ires insistindo.

VNB3T disse...

Parabéns pela excelente escolha do tema que, ajuda adivulgar aquilo que mais que uma paixão é universalmente aceite como obra de arte, de engenharia, e sei lá que mais, atravessando gerações, de avós para pais, filhos, netos, é um objecto simplesmente fantástico, mesmo para quem nunca sequer sentiu o vento nas orelhas.

Ricardo disse...

Olá Pessoal =) Não resisti e tenho de comprar uma LML... agora só não sei como vou arranjar o dinheiro =P
Sabem se ha alguma loja que faça uma promoção tipo "Pagamento em 10 vezes sem juros"? cumprimentos

Unknown disse...

Eu gostava de saber quem é que é o representante para poder entrar em contacto para posterior compra. Obrigada.

Bessa disse...

Rita, não deixas contacto por isso respondo aqui mesmo. Na zona de Lisboa podes ver/comprar uma LML na Original Vespa ou na Old Scooter:

http://www.originalvespa.com/

http://www.oldscooter.pt/

bacteria disse...

Boa noite,

Gostaria de obter uma ajuda em relação às scooters, uma vez que não sou entendido no assunto.

Vou comprar uma scooter, e gosto imenso das Vespas, mas dado ao preço vou ter que optar por uma scooter com preços mais reduzidos. Procurei na internet e encontrei as LML, e gostaria de saber se é boa compra, relação preço/qualidade,vale a pena?

Onde se encontram à venda no Porto, ou na zona?

Agradeço desde já a ajuda,
Muito Obrigado,

Vasco

Bessa disse...

Vasco, este post é de 2008 e o blogue já não se encontra em actividade. Para o ajudar com as suas dúvidas sugiro que recorra ao fórum www.scooterpt.com

Lá encontrará ampla informação sobre as LML e opiniões de vários utilisadores.

Melhores Cumprimentos,
M. Bessa

Unknown disse...

boa tarde amigos

vivo em angola e gosataria de saber preço da LML 200 ..alguem tem o contacto ou site official??
vivo em angola e o meu contacto é +244927564470
julio@mj-santos.com
julio dos santos