Vou a caminho de casa e tenho uma sensação desagradável ao curvar. Parece que a traseira é flexível, maleável, parece que se arrasta de um lado para o outro. Ooops. Sei o que é, afinal já me aconteceu antes, tanto de scooter como de bicicleta: um furo! Bom, quais são as probabilidades de já ter um furo em menos de 900 km percorridos? Enfim...
Encosto e vou verificar o pneu traseiro. Não parece vazio, mas isto aos apalpões não é grande ciência. Estou perto de casa e arrisco fazer o resto do caminho, muito devagar e sem inclinar quase nada nas curvas. Chego nervoso mas inteiro, e uma vez na garagem meço finalmente a pressão. Está correcta! A do pneu da frente também. Que diabo?! Fico a olhar para a Indiana, absolutamente pasmado. Sem ideias, tranco a direcção e vou para dentro de casa. Sempre a pensar naquilo. Passa o jantar, passa o Gato Fedorento, passa a série do dia no canal 2. E eu ainda a pensar naquela situação.
Lá para a meia-noite não aguento mais. Desço à garagem, com toda a barulheira que isso implica para os vizinhos, com fechaduras a rodar, portas de metal a abrir e a fechar. Luzes acesas e estou de novo a olhar para a Indiana. Sem saber muito bem como, de repente estou a tombar a scooter no chão e tentar sacar a roda de trás fora. Lembrei-me de fechar a gasolina, retirar os ballons e fazer uma cama confortável para a Indiana, mas não me lembrei de aliviar primeiro as porcas. Com a roda livre é impossível desapertar-las. Toca a levantar a scooter de novo, soltar um pouco as porcas, voltar a deita-la. Agora já dá. Tenho a certeza que algo de muito estranho se passa, a roda tem de estar ela própria meio solta, mal apertada, permitindo movimento lateral no eixo. Uma ideia pouco agradável, mas a única possível! Saco a roda fora e verifico se existe algum movimento anormal do eixo, se há folgas...
Nada!
#/$&%*@! Mas então..? Fico ali todo sujo, transpirado, a olhar para o chão cheio de ferramentas espalhadas, a scooter deitada no meio da garagem (uma garagem partilhada, tinha tido a sua piada um vizinho querer entrar com o carro naquela altura.) Parece a cena de um acidente e de certa forma acho que é.
O meu cérebro cansado já vislumbra outras hipóteses igualmente nefastas. Pneu ovalizado; jante empenada; suspensão assassinada; sinoblocos nas couves; chassis torto... Bom, vamos lá ter calma, a scooter é nova! Acabo por trocar a roda de trás pela suplente e ir dormir. A scooter não sofreu nenhum dano na operação e fiquei satisfeito de saber que as ferramentas de série permitem realizar pelo menos este trabalho.
Manhã seguinte na marginal a caminho da empresa: tudo exactamente na mesma. Hoje, já me senti perfeitamente à vontade com a Indiana. Entretanto, estou a estudar os vossos conselhos (trocar de pneus, colocar jantes de alumínio...). Acho que vou procurar também um bom psicólogo.
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Paranóia
Publicada por Bessa à(s) quinta-feira, outubro 08, 2009
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12 comentários:
Boas Bessa,
Não apontes p jantes ou pneus, se só "balança" ao curvar e já trocaste p suplente!
Podes ter uma pequena folga na fixação motor/chassi, talvez um pequeno descuido nesta fase da linha :)
http://www.eddybullet.com/_wp_generated/wp46b7b8cb.png
Podes sempre verificar tu, deitas a mota agarras bem o pneu movimentando lateralmente, se mexer é mau sinal! Toca apertar.
Abraço
pedromsn
Isso, agarra o pneu traseiro e vê se ele abana. (por acaso não tens uma jante montada ao contrário?)
Se os pneus estiverem muito cheios a scooter parece que quer cair para os lados, mas tu já verificaste a pressão...
Truque: com a scooter deitada podes engatar a 1a velocidade para bloquear a roda traseira e permitir desapertar as porcas; não é preciso fazê-lo com a scooter em pé.
A roda efectivamente não mexe. Vou ter mais atenção à pressão dos pneus, obrigado pelas dicas!
Abraço,
Bessa
Isto pode parecer estúpido e se calhar é, mas espreita para a rente da mota também: Roda, cubo, forqueta, etc, etc.
Claro que o eixo do cubo de trás já foi visto,certo?
Se tiveres folga nos rolamentos da direcção (frente) também podes sentir um wooble que parece ser problema da parte traseira..
Abraço
u por acaso tenho a mesma impressao na minha lml..e alias..á cerca de dois dias vi um amigo a dar umas voltas..e ao ver de tras..parece que a roda abana um bocado...estranho..
E abana se mexeres na roda com a mão?
(Scooter parada!)
A minha dá essa sensação de wooble, mas depois as rodas estão, ambas, aparentemente, bem.
Como disse, vou fazer a 1ª revisão, arranjar outros pneus e depois logo vejo.
Abraço!
Viva,
Abana...mas é uma folga pequena..menos de 1cm.ainda falta para a minha 1º revisao(500km), mas acho que vou á oficina antes.
Se me derem alguma justificação de jeito..eu informo-te.
Abraço.
Bom dia,
Chegou a alguma conclusão?
Tenho uma 125 4t e às vezes sinto isso.
Não sente em andamento q parece que o volante quer virar para a direita?
Cumprimentos,
Avelino
Bom dia,
Chegou a alguma conclusão?
Tenho uma 125 4t e às vezes sinto isso.
Não sente em andamento q parece que o volante quer virar para a direita?
Cumprimentos,
Avelino
Isso já foi há muito tempo, mas sim, cheguei a uma conclusão: era dos pneus indianos! Depois de trocar por uns decentes nunca mais voltei a ter essa sensação!
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