terça-feira, 5 de agosto de 2008

A saga dos pneus


A foto acima explica só parte do problema. Andava a pensar na idade avançada dos meus pneus e, consultando várias pessoas, fiquei com a impressão de que NÃO, não é boa ideia ainda ter os pneus de origem a rolar numa scooter que está quase a fazer 7 anos e que já passou dos 25.000km.

O piso ainda parece estar para durar, mas a verdade é que os pneus de 16 polegadas estão algo secos e gretados. Comecei a lembrar-me dos dias difíceis da scoopy, passando por vezes semanas na rua, sem uso, amarrada a um banquinho, não muito longe da casa da antiga proprietária. O que era um gozo para a garotada do bairro, que usava a scooter como aqueles brinquedos de moedinha dos centros comerciais, era para os componentes da “mota” uma tortura. Se admiro a Honda, é pelos pouquíssimos problemas que uma máquina com este historial me trouxe.


Comecei a pensar se seria sequer seguro papar quilómetros todos os dias encima daquela borracha. Consultados os experts, decidi que não era. Uma vistoria mais atenta às rodas revelou ainda um corte com ar perigoso no piso do pneu da frente. Estava decidido, era para trocar, e já!


Liguei para a oficina habitual Honda, e fiquei um pouco preocupado. Em primeiro lugar, os pneus que eu queria (uns Dunlop iguais aos de origem) não havia maneira de os arranjar. Depois, se eu aceitasse uns Michelin Pilot da mesma medida, teria que fazer uma encomenda. Quando os pneus chegassem, poderia então fazer a marcação para a troca de pneus... E agora o mais interessante, os pneus custariam 143 Euros e uns trocos. A isto havia que somar o custo da montagem.

Sim, eu compreendo que os senhores da Honda venderam poucas SH em Portugal e que talvez não faça sentido manter um stock de pneus de 16 polegadas disponível se ninguém está interessado neles. Também compreendo que as características do mercado português tornam certos produtos inevitavelmente mais caros. E eu até sou um tipo razoável. Se me disserem que é preciso esperar, eu espero. Se me disserem que é isto que custa, eu pago. Mas as duas coisas ao mesmo tempo, já me deixa a pensar. E o que eu ouvi foi mais ou menos isto: “Então o senhor aceita uns pneus que não são bem os que queria, paga mais por eles que o que pagaria por uns pneus de automóvel e depois logo se vê quando é que podemos monta-los na sua scooter”

Cento e quarenta e três euros (e trocos) mais a montagem? Para uma scooter? Serão reforçados a titânio e bons para 100.000 km?? E esperar pela encomenda e depois pela marcação?

Enfim, deve haver quem alinhe, mas não serão muitos, pelo tom de voz que o meu interlocutor da Honda assumiu quando lhe disse que iria pensar sobre o assunto.


Infelizmente, uma rápida pesquisa deixou claro que seria difícil conseguir pneus para a Scoopy em Portugal. Dei um pequeno passo para um homem, mas um grande passo para os preços e fui à net. Aqui encontrei o que procurava, por menos quase 50 Euros, já com os gastos de transporte incluídos. Os pneus foram pedidos no fim de semana e amanhã (Terça) já os tenho, se tudo correr bem. Agora começa outro capitulo da saga: arranjar uma oficina de pneus que se digne a montar pneus...

0 comentários: