sexta-feira, 28 de março de 2008

A nova Vespa?


Não, não estou a falar de nenhum novo modelo da Piaggio. Refiro-me ao facto de a Honda SH ser hoje tão popular e comercialmente tão dominante em alguns mercados que se poderia dizer que é a "nova vespa".

Blasfémia!! gritarão alguns.

Pois. Mas esqueçam só por um momento questões históricas e considerações estéticas. Não que eu ache tais coisas menos importantes, mas vamos focar-nos noutros factores: a mera predominância do bicho, nas ruas de Roma ou Barcelona. As estradas de Italia, só para citar o exemplo mais interessante, estão cheias de Hondas SH! E algumas (muitas) cópias baratas. É a scooter por excelência dos nossos tempos.

Todos os modelos recentes da saga SH foram desenhados e fabricados em Itália.

Façam uma pesquisa no You Tube e tentem contar o número de vídeos com pessoal a fazer macacadas com SH's.

É um modelo que apela a toda a gente, pessoal que quer somente um veículo utilitário, pessoal que artilha a sua SH, muitas mulheres (eu comprei a minha a uma amiga), malta que faz corridas de SH! Enfim, há um sem número de semelhanças curiosas entre este modelo e as vespas clássicas do passado, para lá da dominância no mercado.

Mas para quem não gosta da comparação, há mais um dado a apontar. E essa questão é que me fez escrever o artigo: os clubes! Sim, tal como os clubes de scooters clássicas a que estamos habituados, há agora clubes de Honda SH. Eu diria que isso já é alguma coisa. Que alguém queira ir à net falar da sua scooter com outros proprietários do mesmo modelo e que queira alinhar em passeios ao fim de semana, é algo bem diferente de ser "só" o proprietário de um veiculo prático e económico. Pode não ter o glamour, o carisma de outros modelos, mas a Scoopy já não será só mais um "aspirador"...

0 comentários: