quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Admirável mundo novo


Depois de muita espera, alguma ansiedade, informações contraditórias e confusas, eis que entra em vigor, à meia noite de hoje, a já famosa lei que permite a condução de motociclos de até 125 centímetros cúbicos e 11 Kw de capacidade, por portadores de carta de condução automóvel.

Esta lei tem como limitações, além da potencia mencionada (15 cavalos), a idade de 25 anos para o portador da licença B. A menos que este seja portador também de licença de ciclomotores, não necessitando nesse caso de ser maior de 25.

E qual a importância desta legislação? Quem gosta de scooters/motas sempre se deu ao trabalho de tirar a carta, mesmo que fosse para conduzir uma 125, certo? Bom, os países europeus onde esta legislação foi introduzida (derivada da directiva europeia 91/439/CE) experimentaram um enorme crescimento nas vendas de motociclos. Muitos destes novos utilizadores são automobilistas que usam as scooter e motas para pequenas deslocações urbanas. Isso não são boas noticias só para os concessionários. Estudos demonstram que o aumento de utilizadores trouxe mais respeito, maior consciência dos perigos envolvidos, mais segurança para todos, e mesmo uma descida da taxa de sinistralidade. A esperança é que o mesmo suceda em Portugal. Façam figas.

2 comentários:

Unknown disse...

Caro...Tenho uma duvida que estou a tentar satisfazer mais ainda nao me foi tirada...

Estive a ver uma Scooter de 150cc com 9,6cavalos. Dado a cilindrada foge á lei...mas ao mesmo tempo, os cavalos e a potência estão dentro da mesma. Tenho a confirmação do mecânico e da pessoa que me está a tentar vender a mota (CLARO!!!) que este modelo esta dentro da lei dos 125cc.

Podes-me ajudar?

Obrigado

Um abraço

Bessa disse...

Posso. A legislação é muito clara. O limite são 125cc. Acresce que esses 125cc não podem produzir mais de 11Kw, (15 cv), mas serão sempre só 125cc.

Exemplos:

Vespa GS 150 - 8 cv: NÃO
Vespa LX 125 - 10,3 cv: SIM
Cagiva Mito 125 - 30 cv: NÃO
Honda Lead 100 - 7 cv: SIM
SYM HD 200 - 15 cv: NÃO

O mecânico ou está mal informado ou é demasiado "esperto". Boa sorte com a procura de uma outra scooter...

Um abraço.