segunda-feira, 13 de julho de 2009

A Bela e a Bonita


Parece que os nossos vizinhos espanhóis já tem em comercialização a única scooter actual de design clássico e mudanças manuais. Esta herdeira da Vespa PX, produzida na Índia pelos senhores da veterana LML, responde em terras de Su Majestad D. Juán Carlos pelo nome de Cooltra Vintage 125.

Aparentemente a distribuição está centrada apenas na costa mais a norte do mediterrâneo espanhol, mas existe um site, e uma página do Facebook cheia de fotos com gente bem disposta, em grandes festas, com uma scooter sempre por perto. Até a revista Fórmula Scooting, na sua edição de Maio, já ensaiou este modelo, infelizmente com resultados desanimadores. É que nas páginas anteriores ao ensaio da Cooltra, está um teste a um modelo de 50cc, a Daelim Bonita, de motor a 4 tempos, e eu lembrei-me de comparar os valores. Reparem:

Aceleração: 0-100m

Cooltra Vintage 125...... 11,5 seg
Daelim Bonita 50...... 10,5 seg

Aceleração: 0-40 km/h

Cooltra Vintage 125...... 7,4 seg
Daelim Bonita 50...... 6,2 seg

Consumo misto:

Cooltra Vintage 125...... 4,1 l/100 km
Daelim Bonita 50..... 4,3 l/100 km

Por cá muito se tem falado sobre as capacidades dinâmicas das LML. Será que são assim tão pouco performantes de série? Quero dizer, é de esperar um menor apuro dinâmico, um certo feitio mais complicado, umas vibrações muito old school por parte destas belas scooters, mas tanta lentidão? Acredito que a situação melhore com a rodagem, mas, sem remover o catalisador, será possível viver com uma LML como máquina do dia-a-dia? Relatos do ScooterPT parecem responder positivamente a essa questão, mas este teste de nuestros hermanos fez-me, pelo menos, franzir o sobreolho.

1 comentários:

Paulo disse...

Mas o Vigoço vende?