terça-feira, 23 de setembro de 2008

Scooters e mais coisas eléctricas em Belém


Confesso que não percebi exactamente o que se passava. Tinha sido informado no Sábado de que havia um test drive de scooter eléctricas (obrigado Rita!) na zona de Belém. Quando lá fui no Domingo, encontrei uma zona da Praça do Império delimitada por fitas e uma tenda da EDP que servia de base de operações.


Em frente à tenda estava uma tomada de corrente pública, que penso se tornará permanente naquele espaço. Era então possivel experimentar vários tipos de bicicletas eléctricas, scooters e trotinetes. Em frente ao planetário havia também uma espécie de feira de veículos ecológicos, ou pseudo-ecológicos (os amigos da VW parecem pensar que um carro a gasóleo é “ECO”) com várias marcas representadas, alojadas em pequenas tendas, entre elas a Toyota, a supra citada VW e a Vectrix!


A Marta fez questão de, no pouco tempo de que disponhamos, experimentar várias bicicletas eléctricas. Infelizmente, não ficamos com muito boa impressão delas. Em modelos diferentes a corrente saltava, sem razão aparente. As mudanças custavam a entrar, a travagem era deficiente...



Fiquei com a ideia que se espera que estes produtos sejam bem sucedidos só pelo facto de serem não-poluentes, sem grandes preocupações com a qualidade, durabilidade e o lado prático do modelo em si. Estou talvez a ser muito duro, mas desta forma só se consegue atrair o pessoal que já tem consciência ecológica e esses não precisam de ser convencidos. Infelizmente, são uma minoria. A maior parte das pessoas ainda não vê estes veículos como alternativas credíveis para o seu dia-a-dia. Tal como a maior parte dos visitantes que observei naquele espaço, que pareciam só achar “piada” aos “briquedos”.

4 comentários:

John McClane disse...

That last scooter looks like an Asyamotor AS125T to me.

http://www.asyamotor.com.tr/content/view/54/37/

Rita disse...

Oi... Parece que nós tivemos um pouco mais de sorte com as bicicletas, embora também tenham sido um pouco desanimadoras, mas não tivemos esses problemas mecânicos! Ainda bem que encontraram o local!

Anónimo disse...

apesar de chegar um ano atrasado, gostaria de saber se chegaram a experimentar as trotinetas que estavam para teste. Gostaria de ter a vossa opinião, pois caso sejam iguais à que se vê em www.zac.com.pt, foram projectadas em portugal assim como fabricadas com o intuito de auxiliar em trjectos até 9 Km.
Até Breve.
Pedro

Bessa disse...

Não experimentei as trotinetas...