quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Scooters no limbo


Estava eu a divagar, caminhando distraidamente pela zona baixa da cidade, dando tempo ao atendimento de algumas das mais de 100 pessoas que estavam à minha frente na Loja do CidaCão, quando reparo na acção suspeita de um agente da autoridade. Estava ele, como direi, a dedicar inusitada atenção a um pequeno, mas elegante, grupo de scooters estacionadas em cima de um passeio. Uma Yamaha recente, uma pequena vespa LX 50cc e uma MP3 pareciam cativar o Sr. Agente da Policia Municipal, ali bem perto da estação do Rossio. Não resisti a ir ter com ele. Primeiro limitei-me a ficar a olhar para aquilo, bem de perto, depois ele pareceu ficar algo incomodado pela proximidade e seguiu-se este diálogo:

- Bom dia. Desculpe lá, o Sr. está a multar estas scooters, é isso?
- É... (ar ligeiramente desconfiado)
- Pois... é porque estão em cima do passeio..? (eu a dar-lhe uma ajuda...)
- Bom, quer dizer, elas a mim não me incomodam, aliás, não tenho nenhum gosto em multar motas... Mas tem que ser.
- Hum... é que eu também tenho uma scooter e costumo deixá-la assim em cima do passeio, não há mais nenhum sítio onde se possa estacionar! Nos lugares da EMEL(ga) não pode ser e quase não há lugares em Lisboa próprios para motociclos.
- Há, há... então...ali... na rua (não me lembro do nome que ele disse!), por exemplo!
- Pois, e no Saldanha também há lá uma zona nova de estacionamento para motas, mas concretamente, aqui, ou noutro sítio sem lugar especifico para motos, onde é que se poderia estacionar correctamente?
- (Pausa) Ouça, o presidente da câmara quer tudo o que estiver em cima do passeio multado, carros, motas, é indiferente. Isto vem lá de cima! Estas motas a mim não me estorvam, mas tem de ser...
- Então e o que é eu faço?
- Olhe, deixe num sítio de estacionamento proibido, mas não no passeio. É melhor. (o ar dele torna-se mais cúmplice, mais intimista, mas mantém a postura profissional). Numa esquina, assim... num sítio de descargas... É melhor.
Mas eu não lhe disse nada!


Desejei-lhe um bom dia e fui dar um longo passeio. Quando voltei ele ainda estava de volta das três vitimas. E eu pensei, "é pá, mas como é que se deixa a multa numa scooter?" O papel. Onde é que se mete o papel?? Não deve ser fácil. Bom, vejam a foto... Peço desculpa, mas estas imagens foram recolhidas como meu telemóvel, e portanto não valem um carapau, mas achei que o valor informativo era suficientemente grande. Como podem ver, as scooter não estão propriamente no meio do caminho. Voltei àquele local mais tarde e estavam vários furgões escandalosamente estacionados em cima do passeio, na mesma zona. A scooter Yamaha tinha desaparecido, tal como o agente. Enfim, um problema antigo, aparentemente sem solução à vista. Aliás, a CML está tão endividada que há-de ter mais prioridades que o estacionamento para essas aves raras dos motocas...

0 comentários: